Helio Bernal

Biografia

Helio Bernal Júnior, nasceu em Araçatuba interior de São Paulo em 1954, filho de Helio Bernal e Noemi Ramos de Oliveira Bernal, irmão caçula de Carmem de Oliveira Bernal. Mudou se aos 5 anos para a cidade de São Paulo. Estudou em escola pública estadual. O contato inicial com a música se deu através do violão, aos 9 anos de idade, ainda criança, mas com ouvido atento.

Na época do colégio já adolescente, começou a participar de festivais musicais tocando contrabaixo. Aos 15 anos arriscou por várias vezes e tocou nas boates de São Paulo, com muito medo do juizado especial de menores, não queria ser preso e nem deixar de tocar. Apaixonado pela música, buscou se profissionalizar e se inscreveu na ordem dos músicos aos 18 anos, a paixão corria pela veia, tinha sede de música.

A partir deste momento nunca mais parou de tocar, começou a fazer bailes, casas noturnas dos mais variados estilos, até se tornar Diretor Artístico de uma destas casas. Participou de gravações em estúdio, shows pelo país e etc.. Acompanhou como músico vários artistas renomados, entre eles, o talentoso e memorável Roberto Leal. Neste contexto conheceu o mundo em viagens inesquecíveis para fazer inúmeros shows, em uma turnê na Europa foi premiado com a medalha da Canção Europeia (foto1).

Em 1991 entrou para a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, completando este ano de 2021, louvados 30 anos. Em decorrência deste trabalho com a dupla sertaneja ganhou em 2010 o Prêmio Grammy Latino Americano da Academia Latina de Artes e Ciências da Gravação como PRODUTOR do Álbum de Música Sertaneja “Double Face”

Atualmente, segue trabalhando com a dupla sertaneja ZCL, em paralelo montou um estúdio para as suas produções e de outros artistas. Tem vários sonhos a realizar, não pretende parar tão cedo, a música é vida pulsante no seu dia a dia.

Tem projetos particulares em andamento, e recebeu um convite para ir a Londres realizar um trabalho musical em 2022. Vamos lá que o “baile”, a vida segue, e a música não pode parar.